OAB Brasil
Curiosidades

Como funcionam os colegiados de advogados?

As ordens de Advogados, no caso do Brasil a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma entidade de direito público que reúne advogados e colegiados, organizados para tratar de assuntos referentes ao exercício da sua profissão e cuidar e gerir os serviços públicos atribuídos pela Constituição e as leis.

O Colégio ocupa de promover a participação dos advogados no sistema legal mediante o aconselhamento em matéria de reformas legislativas, o patrocínio de projetos de pesquisa e a regulamentação da legislação profissional. Os Advogados participam na administração dos exames regulamentares, que são exigidas para a admissão de novos candidatos que venham a exercer a advocacia.

OAB Brasil

Como usar a OAB para chamar um advogado

Os Advogados defendem os interesses corporativos de seus colegiados, atendem as necessidades jurídicas dos cidadãos mais necessitados, para garantir sua independência e a vigência dos valores básicos da profissão, e dão aos seus membros os serviços de que necessitam para o melhor desempenho de seu trabalho.

Essas empresas são uma referência principal da controvérsia jurídica e na elaboração das leis; desenvolvem uma importante actividade de serviço público, consubstanciado em Vez de Ofício, a Assistência Judiciária ao Preso e os Serviços de Orientação Jurídica Gratuita; mantêm o seu dever de solidariedade com os companheiros mais necessitados com a cobertura de seus riscos; e apóia o exercício da defesa, como uma chave de nossa contribuição coletiva e individual para a construção do estado de direito.

O Colégio de Advogados é dirigido por um decano e uma Junta de Governo composta por um determinado número de deputados), que são escolhidos democraticamente por todos os colegiados, tanto advogados como colegiados não ejercientes. Seu mandato dura geralmente entre quatro e cinco anos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *