Uncategorized

Inscrição UERJ 2021

As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para início em 2021 já se encerraram. A UERJ é uma das universidades de maior prestígio no Brasil e atualmente disponibiliza mais de 50 cursos em diversas áreas de conhecimento. Fique por dentro da inscrição UERJ 2021 e do calendário de provas.

Calendário vestibular UERJ 

Isenção da taxa de vestibular

Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição: de 30/09 a 02/10/2020 via  www.vestibular.uerj.br

Último dia para postagem do requerimento de isenção e da documentação comprobatória: 05/10/2020 via agência dos Correios.

Entrega do requerimento de isenção e da documentação comprobatória (cursos pré-vestibulares populares, comunitários  ou similares): 30/09 a 05/10/2020 via agências dos Correios ou UERJ (campus Maracanã).

Divulgação do resultado do processo de isenção: 29/10/2020 via www.vestibular.uerj.br

Inscrições 

Procedimentos de inscrição: 29/10 a 18/11/2020 via www.vestibular.uerj.br

Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 19/11/2020 via rede bancária e casas lotéricas

Regularização do pagamento da taxa de inscrição  (pagamento efetuado e inscrição não confirmada); Solicitação de condições específicas para a realização da prova (candidatos portadores de necessidades especiais); Solicitação de atendimento especial para a  realização da prova (candidatas lactantes); Solicitação de inclusão do nome social  (candidatos amparados pelo Decreto nº 43065, de 08/07/2011): 30/10 a 20/11/2020 via vestibular@dsea.uerj.br

Confirmação de inscrição

Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição e divulgação  dos procedimentos e medidas de prevenção da disseminação  do Covid-19: a partir de 03/02/2021 via www.vestibular.uerj.br

Retificação de dados: 03 a 05/02/2021 via vestibular@dsea.uerj.br

Prova

Aplicação da prova: 28/02/2021, no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Divulgação do gabarito oficial: 28/02/2021 via www.vestibular.uerj.br

Divulgação do resultado: 05/03/2021 via www.vestibular.uerj.br

Conteúdo da prova 

A prova para entrar na UERJ é dividida em quatro grandes áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Conforme o manual de candidato:

Linguagens: Inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. O enfoque é instrumental, ou seja, essas disciplinas são ferramentas tanto de estudo para as demais disciplinas quanto de construção da identidade pessoal e social. O Vestibular Estadual 2021 indica 3 (três) livros de literatura como leitura necessária: Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, 1984, de George Orwell (Redação), Sonetos, de Luís de Camões (Prova de Língua e Literatura Portuguesa). E no Exame de Qualificação, será cobrada a leitura do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

Matemática: São considerados três grandes eixos que, inter-relacionados, são adequados para identificar e analisar fenômenos naturais ou sociais em um dado domínio do conhecimento ou da vida cotidiana. Pretende-se com isso dar destaque ao pensamento lógico e à interpretação e representação matemática desses fenômenos. Serão cobrados os seguintes eixos: Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística.

Ciências da Natureza: São consideradas as disciplinas Biologia, Física e Química. Pretende-se, no Exame de Qualificação, realçar o aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos, enfatizando situações do cotidiano e buscando aferir, de um conjunto de competências fundamentais, aquelas que estejam relacionadas tanto com a habilitação dos candidatos para progredir em estudos mais avançados, quanto com a estimulação do desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de tomada de decisões.

Ciências Humanas: Inclui as disciplinas Geografia, História, Sociologia e Filosofia, dialogando com as demais áreas das Ciências Sociais. Aplica-se a perspectiva interdisciplinar na identificação e análise dos fenômenos sociais, por meio da articulação entre experiências históricas, conceitos e dinâmicas culturais de forma contextualizada.

Ainda não foram divulgadas quais serão as medidas de segurança adotadas por conta da pandemia de Coronavírus, para se manter informada, consulte constantemente o site oficial da UERJ e siga as recomendações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *